JABOTICABAL- BLOG RITA ALEIXO

quarta-feira, 17 de junho de 2015

DORMIR POUCO É TÃO PREJUDICIAL À SAÚDE QUANTO FUMAR!

Se você é do tipo que dorme tarde e acorda cedo – ou insiste em dormir menos de sete horas por noite –, é hora de mudar seus hábitos. Um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que uma noite mal dormida afeta a saúde tanto quanto fumar cigarros, aumentando consideravelmente os riscos de ataque cardíaco e morte súbita.
"Sono é assunto sério. Noites mal dormidas devem ser consideradas tão prejudiciais quanto fumar cigarro, ser sedentário e alimentar-se mal, devido a seus riscos para a saúde", declarou o professor Valery Gafarov, que liderou a pesquisa, que teve início em 1994. Ao todo, foram analisados 657 casos de homens russos, de idades entre 25 e 64 anos, que foram analisados durante os 14 anos seguintes utilizando a Escala de Sonolência Jerkins.
Cerca de dois terços dos participantes (63%) que sofreram de ataque cardíaco no período também sofriam de problemas com o sono. Em comparação a quem seguia uma rotina saudável de sono, foi descoberto que, aqueles que dormiam menos que o indicado, tinham riscos até quatro vezes maiores de sofrer de problemas no coração. Distúrbios de sono também são associados a problemas como ansiedade, depressão, estresse e exaustão. "Mortes decorrentes de doenças cardíacas representam 50% da mortalidade da população mundial atual", diz Valery, "e sono deve ser considerado fator tão importante quanto exercícios físicos e boa alimentação nesta luta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário