JABOTICABAL- BLOG RITA ALEIXO

sexta-feira, 5 de junho de 2015

MITOS E VERDADES SOBRE A ÁGUA!

Quanta água devo ingerir durante um treino de corrida? Quantos litros devo beber por dia? Beber água é uma maneira de fazer detox? Perguntas como estas são comuns entre homens e mulheres de todas as idades, pesos e estilos de vida, criando dúvidas e controvérsias que mais nos confundem do que melhoram nossa saúde.

Desvendamos os 8 maiores mitos sobre hidratação e consumo de água na dieta; confira!

Mito: Beba 2 litros de água por dia
Verdade: De fato, você precisa de uma dose alta de hidratação diária, mas a quantidade exata varia de pessoa para pessoa; cada indivíduo, seja atleta ou sedentário, tem necessidades diferentes. O fato surpreendente é que, segundo informações da Ph.D. Susan Yeargin, da Universidade da Carolina do Sul (EUA), a sede é o melhor indicador das nossas necessidades.
Mito: Quanto mais transparente a urina, melhor
Verdade: Urina sem cor é um exagero. "Se ela estiver em um tom amarelo claro, significa que você está hidratado", diz Yeargin. Se a urina estiver completamente transparente, isso só significa que sua bexiga está cheia, e todo líquido ingerido está sendo retirado do corpo. Por outro lado, se a urina estiver escura com com odor intenso, você está desidratado.
Mito: Cafeína desidrata
Verdade: Além de ser um estimulante natural, a cafeína também é diurética, certo? Errado. "Pesquisas revelam que doses entre 250 a 300mg, cerca de duas xícaras, irão aumentar minimamente a urina por três horas após o consumo; porém, se aliados à prática de exercícios físicos, os efeitos da cafeína são anulados", conta Susan Yeargin.

Mito: Sentir sede é um mau sinal
Verdade: A sede é definitivamente um bom indicador de necessidade de hidratação – e alguns experts alegam que este é o único sinal que você precisa para ingerir água. "Nosso mecanismo de sede é bastante certeiro, mas é sempre bom se apoiar em outros indicadores para garantir uma hidratação correta", diz Doug Casa, Ph.D. e professor na Universidade de Connecticut. No meio de um exercício intenso, como a corrida, guiar-se pela quantidade de suor expelido é uma boa tática.
Mito: Beber água pura é o melhor meio de hidratação
Verdade: Apesar da água ser uma ótima maneira de manter o corpo hidratado, nem sempre ela é a melhor escolha. Exemplo? Depois de praticar exercícios de média intensidade por até 60 minutos, a boa e velha água será a escolha ideal. Porém, se você fez uma corrida de longa distância e suou bastante, é ideal que seja ingerido um pouco de sódio também; por esta razão, muitos maratonistas levam consigo cápsulas de sal, para reter o líquido por mais tempo.
Mito: Beber água demais é ruim.
Verdade: "Se você beber água em excesso, pode ser até fatal", diz Doug Casa. Ingerir H2O demais pode causar hiponatremia sintomática, que deixa os níveis de sódio no sangue perigosamente baixos. Apesar de as probabilidades serem muito baixas, alguns grupos são mais propensos a desenvolverem o mal. "Para evitar qualquer problema, o segredo é respeitar sua sede e seu bem-estar", diz Casa.
Mito: Beber muita água é um bom jeito de 'desintoxicar'
Verdade: "Não há nenhuma evidência que comprove que o excesso de água deixa seu corpo mais limpo", diz o Dr. Stanley Goldfarb,  da Universidade da Pensilvânia.  "No máximo, beber muita água vai prejudicar a capacidade de seus rins filtrarem o sangue", diz.

Mito: Manter-se hidratado elimina o risco de ataque cardíaco
Verdade: A parada cardíaca é uma condição perigosa em que a temperatura de seu corpo atinge mais de 40ºC, e a desidratação deixa você mais propenso a isso. "Pessoas que estão desidratadas têm temperatura corporal mais alta", diz Casa. "Então, sim, beber água é bastante importante para prevenir-se de uma parada cardíaca", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário