JABOTICABAL- BLOG RITA ALEIXO

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

MEMÓRIA SELETIVA ,FELIZ E HARMONIOSA

PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E FELIZ!
Não é que eu tenha perdido minha memória, é que só me lembro do que me importa. É chamado de memória seletiva, e é muito saudável para desenvolvê-la.”
Guardar más lembranças é uma armadilha mortal para os nossos sentimentos e emoções. Com mais frequência e eficácia, seus fundamentos vão se instalando em nossas mentes e nos desequilibrando.
Certamente, nosso ressentimento e até mesmo nosso desejo de vingança tem uma base justificável, mas o fato é que com eles apenas nos ferimos.
Más recordações geram uma instabilidade complexa que cria raízes profundas dentro de nós. Isso acontece porque quando nos sentimos desapontados ou feridos, há alguma coisa quebrada em nosso interior, deixando-nos incapazes de reagir.
Isto é, como geralmente não temos a opção de expressarmos o que queremos, apenas damos muitas voltas em uma situação e geramos ideias e sentimentos negativos contra nosso “inimigo”.
Com o tempo, estes sentimentos se tornam mais intensos e causam vários problemas, tanto físicos quanto psicológicos.
“Em suma, andando com más recordações e sentimentos, nos negamos a oportunidade de sermos felizes.”

É melhor manter as boas lembranças

Alimentar os nossos rancores é sinônimo de viver amargado e de perder a nossa identidade. No entanto, como vimos, se livrar deles é um processo lento e, certamente, muito doloroso.
Por mais que pareça muito indesejável, há aprendizagem em tudo o que nos acontece, por isso há sempre algo positivo para nós. Isso não quer dizer que não é normal nos lamentarmos ou nos sentirmos furiosos com o que aconteceu conosco, muito pelo contrário, porque isso nos servirá como libertação.
No entanto, é importante não nutrir esses sentimentos, pois uma vez que os tornar prioridade, gerará um círculo vicioso do qual, provavelmente, custará sair.

Como livrar-se do mal e apegar-se ao bem

Como o nosso bem-estar emocional depende em grande parte das nossas prioridades, é melhor trabalharmos para canalizar todo esse buraco negro de sentimentos negativos.
A ideia é dar preferência para o bem, para o belo e positivo. Portanto, temos de mergulhar em vários pontos emocionais. Os veremos a seguir:
  • Se puder, fale com a pessoa que o magoou. Se isso não for possível, pode escrever uma carta ou imaginar que ela está na sua frente e diga-lhe o que pensa. Esvaziar o nosso interior tem um grande poder de cura.
  • É inevitável que as pessoas nos magoem e nos deixem para baixo, por isso temos de aceitar que isso é algo que sempre vai acontecer como resultado de nossos relacionamentos e expectativas. Então, quando isso acontecer, temos de assegurar que expressaremos nossas emoções e sentimentos adequadamente, em tempo e forma.
  • Não faça julgamentos e evite pensar que você é melhor do que a outra pessoa.
  • Todos nós cometemos erros, e muitas vezes nos apressamos em avaliar o comportamento dos outros. Mantenha a mente aberta e enxergue todas as possibilidades, mas não se prenda a nenhuma.
  • Aceite que as pessoas mudam. Não que essa pessoa tenha te enganado no seu relacionamento, mas assim como nós mudamos, os outros também. Livre-se da imagem que você tinha e admita que houve uma transformação que não tinha notado.
  • Deixe ir, solte o negativo e flua. Este passo é bastante complicado, porque isso significa aceitar que a vida é injusta.
  • “É imperativo que recordemos das coisas boas que vivemos com as pessoas. Isto irá desenvolver a virtude de ser amnésico para o mal e lembrar-se do bem, sabendo organizar e canalizar os nossos sentimentos em todos os momentos.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário